Congresso do Desporto 2024

saiba mais sobre a organização

municípios envolvidos

Como pilar da organização estão 11 municípios da região do Médio Tejo.

o nosso objetivo​

Desporto, desporto, desporto​

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod incididunt ut labore et dolore magna aliqua ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod incididunt ut labore et dolore magna aliqua ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor. In reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui. Duis aute irure dolor. In reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore. Duis aute irure dolor. In reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore.

Officia deserunt mollit anim id est laborum sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem, totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis. 

01

— Abordagem 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod incididunt ut labore et dolore magna aliqua ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

02

— Abordagem 2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod incididunt ut labore et dolore magna aliqua ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

03

— Abordagem 3

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod incididunt ut labore et dolore magna aliqua ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

Mensagens dos Presidentes de Câmara

Depois da extraordinária edição de estreia em 2022, o Congresso do Desporto volta a reunir os Municípios fundadores para a concretização de mais uma edição.

No espírito de união e de colaboração de que Abrantes é feita, potenciamos a importância do desporto na região do Médio Tejo, dando as boas-vindas a Alcanena, Constância e Mação, municípios convidados desta edição e que acolherão fóruns prévios ao Congresso.

Em 2023 voltaremos a contar com a presença de oradores de excelência, que partilharão os seus conhecimentos e experiências, capacitando ainda mais os nossos atletas, a nossa comunidade e todos os envolvidos neste fenómeno global que tanto nos apaixona. Junte-se a nós!

Manuel Jorge Valamatos
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

Foi com grande satisfação que o Entroncamento participou no Congresso do Desporto 2022, um evento inédito pela particularidade de ser uma organização conjunta de 4 autarquias do Médio Tejo.

O Congresso do Desporto marcou a agenda Desportiva Nacional, pela qualidade dos testemunhos dos oradores e moderadores que trouxeram a debate temáticas como a Justiça, a Saúde e o bem-estar, a Sociedade, o Movimento Associativo entre outros, que permitiram momentos de grande reflexão e produção de conhecimento.

Que o II Congresso do Desporto, a realizar em 2023,  seja a continuidade deste espaço público de partilha de metodologias de intervenção e de troca de experiências, que promove a atividade física e o DESPORTO.

Jorge Manuel Alves de Faria
Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento

O Congresso do Desporto, que contou com a sua primeira edição em 2022 e que tem continuado com uma periocidade anual, é um extraordinário exemplo de como a intermunicipalidade e a criação de uma vasta rede de sinergias são fatores essenciais para o sucesso das iniciativas.

Se a isso juntarmos temáticas de relevo, oradores de renome e a localização estratégica do nosso território, garantimos os ingredientes para um evento de excelência e que já começou a deixar a sua marca no panorama desportivo nacional. É, para Torres Novas, um orgulho, fazer parte deste projeto desde o primeiro dia.

Pedro Paulo Ramos Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas

As particularidades naturais de Vila Nova da Barquinha proporcionam grande número de atividades desportivas pelo que, quer no rio, canoagem e motonáutica, quer no solo, ciclismo, atletismo, futebol, basquetebol, quer no ar, saltos de paraquedismo e saltos tandem, fazem deste território um lugar privilegiado para a prática desportiva.

O Município procura responder com iniciativas e projetos que possam ancorar novos impulsos na vida local pelo que vai apoiar o II Congresso de Desporto nesta região.

Certamente que virão a lume temas atuais, debate com atletas e treinadores, posições do movimento associativo, temas de diferentes especialistas de díspares áreas do conhecimento. Juntos vamos discutir estratégias e projetos que impulsionem o futuro do desporto na nossa região.

Fernando Manuel dos Santos Freire
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

O Município de Alcanena congratula-se por se associar, pelo segundo ano consecutivo, à organização do Congresso do Desporto, uma iniciativa intermunicipal que tem vindo a marcar a agenda desportiva nacional e que testemunha a importância de uma estratégia conjunta e concertada da promoção da prática desportiva.

O sucesso desta iniciativa está também demonstrado no número crescente de municípios que a ela se têm vindo a associar, reunindo a edição de 2024 um total de 11 municípios da região do Médio Tejo. Que este possa continuar a ser um espaço de partilha e reflexão, promotor de sinergias que potenciem a excelência da prática desportiva no território.

Rui Anastácio
Presidente da Câmara Municipal de Alcanena

Em atualização.

É com muito gosto que o Município de Mação integra, em 2023, o Congresso do Desporto. Evento descentralizado, na região do médio tejo, mas a debater temas muito pertinentes e urgentes numa área que une todo o país e mais além.

Esperamos que o Congresso seja coroado por muitos momentos de partilha com a certeza de que serão discutidas problemáticas e estratégias que impulsionem o futuro do Desporto no nosso país.

Mação recebe dia 13 de outubro um dos Fóruns que antecedem o Congresso, com o tema Considerações Legais do Desporto e as intervenções de Vítor Frutuoso e Paulo Lourenço.

O convite está feito com a certeza de que cada Fórum e os dois dias de Congresso serão únicos e do interesse de Todos nós!

Vasco Estrela
Presidente da Câmara Municipal de Mação

Em atualização.

Em atualização.

Em atualização.

Em atualização.

Congresso do Desporto

2024

Uma experiência enriquecedora para todos que se interessam pelo desporto.

Scroll to Top