
Ferreira do Zêzere – Desporto e Educação
15h00 – Abertura
15h15 – Do desporto em Contexto Escolar ao Desporto Escolar
Orador: João Marreiros
16h00 – Um Desafio para o Presente, um Investimento no Futuro
Orador: Rui Menezes Machado
16h30 – Teoria e Prática, ganhos e desafios
Orador: Lina Serra e Luíz Mota
Moderador: Diogo Nabais
Oradores | Moderadores
- João MarreirosProfessor
João Marreiros nasceu em Lisboa em 1948 e radicou-se em Tomar no ano de 1976 como Professor no Ensino Básico e Secundário, com curso tirado no Instituto Superior de Educação Física em Oeiras. Professor Associado no Ensino Universitário e Doutor Europeu em Rendimento Desportivo pela Universidad de Extremadura, com distinção e louvor por unanimidade. Possui a Distinção Honorífica com a atribuição do Prémio Extraordinário de Doutoramento no Campo de Conhecimento Social, pelos relevantes méritos académicos demonstrados. Arguente em Mestrados e Doutoramentos na Península Ibérica atribui pareceres para Doutoramentos Europeus. Curso de Especialização na Área da Administração Escolar, pela Universidade de Évora. Mestre em Educação na Variante de Administração Escolar pela Universidade de Évora. Registado como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, tendo participado em vários cursos. Colaborador com publicação de artigos em vários jornais e revistas regionais, nacionais e internacionais. Como atleta, iniciou a sua carreira no Atletismo no ano de 1964 no Sport Lisboa e Benfica, passou pelo Centro Desportivo Universitário de Lisboa, Sporting Clube de Portugal, Sporting de Lourenço Marques e novamente Sporting Clube de Portugal, dedicando-se fundamentalmente às disciplinas de Salto em Comprimento e Triplo-Salto, chegando a atleta Internacional. Desde o ano de 1969 e durante um quarto de século, foi Juiz e Árbitro de Atletismo atingindo a carreira de Internacional, tendo sido atribuído em 1993 o título de Juiz de Mérito reconhecido pela Federação Portuguesa de Atletismo. Treinador na modalidade de Atletismo, tendo sido um dos elementos pioneiros das Provas “Abertas a Todos”, através da organização Spiridon, desde o ano de 1973. Fez também parte a nível da cronometragem da Meia-Maratona de Lisboa e Meia-Maratona de Portugal, Meia Maratona Internacional da Nazaré, Odivelas-Loures-Odivelas, Sintra-Cascais-Sintra, 15 Km de Vila Franca de Xira, 19 Km Estoril-Cascais-Sintra, Meia Maratona da Marinha Grande, Três Léguas do Nabão, Grande Prémio FNAC (Lisboa-Belém), 20 Km de Almeirim, Corrida Internacional dos Sinos (Mafra), Maratona Spiridon, 17
Km Porto de Mós-Serra d’Aire, Estafeta Ribeira de S. João-Foz do Arelho, Grande Prémio Internacional Europarque, entre variadíssimas provas efetuadas no nosso País. Ajudou a criar a Associação de Atletismo de Santarém no ano de 1977. Foi ainda Juiz, Árbitro e Dirigente em Natação. Sócio da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, desde a sua fundação no ano de 1977, sendo também sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva, desde 1978. Sócio fundador da Associação de Amizade Portugal-Portugal desde 1996. Em 1982, o Comité Olímpico Português conferiu uma Menção Honrosa pela apresentação de um trabalho sobre “Pierre de Coubertin e o Olimpismo da Era Moderna”. Pioneiro em Portugal no lançamento de Diapositivos sobre a temática “Educação Física e Desporto”, desde o ano de 1984. É Membro da Academia Olímpica de Portugal, desde o ano de 1988. Em 1988 recebeu o Troféu Gandula instituído pelo jornal “Gazeta dos Desportos” e o “Livro de Ouro do Comité Internacional Olímpico”. Em 2002 foi considerado pelo Departamento de Estatística da Federação Portuguesa de Atletismo, como personalidade de conhecimentos profundos do presente e muito particularmente do passado. Participou em vários Cursos, Estágios, Reuniões, Seminários englobados na sua formação profissional. Autor dos livros: – Jogos Olímpicos e Olimpismo (1988; 1992). – Subsídios para a História da Associação de Atletismo de Santarém (Criação e 1º Ano de Existência) (1992). – Os Jogos Populares na Festa dos Tabuleiros – A sua possível origem (2003). – Desporto Escolar: que realidade? Contributo para a caracterização deste subsistema de ensino (2006). – Desporto Escolar – A influência motivacional no contexto da sua prática a nível Histórico, Jurídico e Político (2019). – I Seminário Jogos Tradicionais (Comunicações). Os Jogos Populares na Festa dos Tabuleiros – A sua possível origem… Junta de Freguesia de Alte, Loulé. – Historiografia do Desporto e da Educação Física (No prelo). - Rui Menezes MachadoProfessor
Rui Menezes Machado lidera atualmente a Coordenação Nacional do Desporto Escolar, destacando-se por uma carreira sólida e diversificada que combina ensino, gestão e investigação.
Com mais de duas décadas de experiência profissional, começou como Professor de Educação Física em 2001, passando por diferentes escolas e funções. Entre as suas contribuições mais significativas, destacam-se os 10 anos no Gabinete Local do Desporto Escolar do Porto e a coordenação de projetos que promoveram o desenvolvimento desportivo nas escolas.
Além de docente no ensino básico e secundário, Rui Menezes Machado tem experiência como dirigente sindical e como Professor Universitário, trazendo uma visão prática e estratégica para a formação de crianças, jovens e novos profissionais da área do desporto.
A sua trajetória reflete uma preocupação premente em fortalecer o papel do desporto no contexto educativo.
- Lina SerraProfessora
Lina Maria da Silva Reis Serra, com 37 anos de experiência profissional, Grupo 230 – Matemática /Ciências Naturais, atualmente, a exercer o Cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, e no âmbito do mesmo, Presidente do Clube de Desporto Escolar.
Investigadora das Ciências da Educação – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), doutoranda e professora do Conselho Pedagógico da Universidade Lusófona; Especializada em Administração e Organização Escolar; Mestre em Educação, na área das Lideranças Intermédias; Pós-graduada em Supervisão Pedagógica; licenciada em Ensino na variante de Matemática e Ciências da Natureza.
Exerceu Funções Técnico-Pedagógicas na Direção Geral de Educação (DGE), como elemento da Equipa Técnica da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e nas Equipas Regionais de AFC do Centro e do Algarve, representante da DGE. Foi professora requisitada na Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e na Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) no exercício de Funções Técnico-Pedagógicas. Exerceu todos os cargos pedagógicos no Agrupamento Gualdim Pais, em Tomar e lecionou em quatro Agrupamentos distintos. Coordenadora da Unidade de Aferição; Coordenadora do Programa Escola Promotora de Saúde; Coordenadora Projeto Educar Para a Saúde entre muitos outros projetos pedagógicos.
O estar profissional foi sempre e continua a ser de proação para o bem-estar e sucesso de cada aluno, valorizando o estado emocional, pois defende a relação afetiva e de confiança no processo ensino-aprendizagem, como crucial. O estar pessoal foi sempre de investimento na formação académica, como enriquecimento socioprofissional e sobretudo, para a aquisição de ferramentas necessárias a uma constante atualização, para quem trabalha, anualmente, com novos jovens e diferentes gerações, na comunidade educativa.
Como professora, cito Maria Montessori, A melhor maneira de aprender é ensinar.
- Luíz MotaTreinador de Futsal e Atletismo
Luiz Mota, 55 anos, nascido a 4 de abril em Cem Soldos. Iniciou o seu percurso desportivo em criança, completando a sua primeira meia-maratona aos 14 anos, no SCOCS.
Em 1990, começou a lecionar em Educação Física no concelho de Ferreira do Zêzere, e passados 31 anos regressa ao local onde começou o seu percurso profissional, onde é muito feliz.
Ainda na sua carreira profissional e em Ferreira do Zêzere, é coordenador do desporto escolar, desenvolvendo o Boccia e destacam-se os resultados desportivos do aluno Rodrigo bi-campeão nacional no Mega Sprint – Lançamento de Precisão.
Como atleta, destaca-se a integração da primeira seleção de Trail em Portugal, com representação internacional, a vitória nas primeiras 100 milhas organizadas em Portugal, na Serra da Estrela e as suas três participações na prova rainha de Ultra Trail du Mont Blanc. Atleta com mais de 50 maratonas realizadas, das quais a Maratona de Londres com representação o clube do município (CAFZZ) já integrou o clube Sport Clube Ferreira do Zêzere (futsal), ADR Águas Belas e Clube Atletismo Ferreira do Zêzere (atletismo) e ainda a Associação de Marinheiros Ferreira do Zêzere (ciclismo).
Ainda e para finalizar, Luiz Mota, foi também treinador da atleta internacional Mariana Mota, sua filha, que representou por sua vez Portugal na disciplina de Marcha Atlética.
Formação:
Licenciatura em Ensino e Educação Física
Mestrado em Educação e com Multimédia
Curso de treinador de Futsal e Atletismo - Diogo NabaisAdvogado
Educação e Formação:
• Licenciatura em Direito – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: 2010;
• Pós-graduação em Comunicação e Jornalismo Desportivo – ISLA, Universidad Europea: 2012;
• Pós-Graduação em Direito e Finanças do Desporto – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: 2014;
• Mestrado em Direito do Desporto – Institut Nacional d´Educació Física de Catalunya – Universitat de Lleida: 2017;
• Curso Superior Universitário em Gestão Desportiva – Universidad Rey Juan Carlos, International Centre for Sports Studies, Real Federación Española de Fútbol: 2017.Experiência Profissional:
• Advocacia (Advogado Estagiário e Advogado) – João Nabais & Associados – Sociedade de Advogados, R.L: 2010 – 2016;
• Assessor – Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – XXI e XXII Governos Constitucionais: 2016 – 2022;
• Diretor do Departamento Jurídico e de Qualificação – Comité Olímpico de Portugal: 2022 –;
• Membro da Comissão de Ética e Jurídica – Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo: 2022 –;
• Membro do Conselho de Arbitragem Desportiva – Tribunal Arbitral do Desporto: 2024 –;
• Membro do Conselho Consultivo – Autoridade Antidopagem de Portugal: 2024 –.Experiência Associativa:
• Vogal da Direção (Departamento do Desporto) – Associação Académica da Universidade de Lisboa: 2009 – 2011;
• Presidente do Conselho de Disciplina – Federação Académica do Desporto Universitário: 2015 – 2016;
• Vogal Suplente do Conselho Jurisdicional – Liga Portuguesa de Futebol Profissional: 2015 – 2016;
• Vogal da Direção – Associação Portuguesa de Direito Desportivo: 2015 – 2017;
• Presidente da Mesa da Assembleia Geral – Associação Portuguesa de Direito Desportivo: 2024 –.